V ENCONTRO NACIONAL
SISTEMAS DE AUTOMATIZAÇÃO
E CONTROLO DE EDIFÍCIOS
DIGITALIZAÇÃO E DESCARBONIZAÇÃO
ROTEIRO PARA 2025
19 de maio | Evento Híbrido | Exposalão Batalha
Participe no Think Tank da APIRAC sobre edifícios inteligentes.
Vamos ser smart!
SOBRE
Em 2018 a APIRAC organizou o último Encontro Nacional de BAC Systems. Daí para cá, o quadro normativo europeu sofreu alterações significativas com a publicação da norma EN 15232 e transposição da Diretiva (UE) 2018/844, relativa à performance energética dos edifícios (nova EPBD).
Ainda mais recentemente, com a onda de renovação, a União Europeia aponta para que em 2030 os novos edifícios sejam inteligentes, eficientes e descarbonizados. Mas o futuro está já aí e de acordo com a legislação em vigor, todos os edifícios existentes, com uma potência nominal global igual ou superior a 290 kW, terão de instalar SACE até 31 de dezembro de 2025.
É neste contexto que a APIRAC, com as suas empresas Associadas que integram a Comissão de Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios, decidiu organizar um novo Encontro de BAC Systems e publicar a terceira edição do Guia Técnico de Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios.
A presente revisão do Guia Técnico de SACE, para além da atualização legislativa e normativa, coloca um especial enfoque na revisão dos capítulos relativos à instalação dos sistemas, bem como à sua condução, manutenção e inspeção, o que faz deste Guia Técnico um documento ainda mais completo e abrangente para todos os intervenientes.
Este Guia Técnico tem, assim, a ambição de ser uma ferramenta de suporte para a concretização das exigências atuais, mas também a de preparar os edifícios de serviços para os novos desafios, como, por exemplo, a maior integração com as redes de distribuição de energia ou o SRI – Smart Readiness Indicator.
Contribuir para uma melhor performance energética e um melhor desempenho ambiental, quer nos novos edifícios, com um enorme foco nos edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB), quer na reabilitação do edificado, mas também, analisar o potencial das tecnologias inteligentes, o conceito de “Smart Readiness Indicator” e as relações com as “Smart Grids” são outros temas que enriquecerão o seminário.
O evento tem uma característica híbrida, pelo que se desenvolverá em modo presencial e em live streaming.
ORADORES
PROGRAMA
09:00
Receção dos Participantes
09:30
Abertura
António Vieira, Presidente da Comissão SACE da APIRAC
Isabel Sarmento, Coordenadora da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros
09:45
1º Painel: LEGISLAÇÃO E INCENTIVOS
Moderador: Francisco Pombas, Comissão SACE da APIRAC
“Enquadramento legislativo - Os SACE no SCE”
David Mateus, Direção de Sistemas de Gestão e de Certificação - Edifícios/Operação Técnica da ADENE
“A revisão da EPBD: Futuros Desafios”
Simone Alessandri, Diretor Geral Adjunto da eu.bac
“ELPRE Quadro de Apoios e Incentivos”
Maria Fernanda Carmo, Especialista Projetos de Investimento na CH Business Consulting
Perguntas e Respostas
(Via plataforma/Chat a controlar pelo moderador)
11:15
Coffee-Break
11:45
2º Painel: EDIFÍCIOS INTELIGENTES – O que podemos esperar?
Moderador: Fernando Ferreira, Comissão SACE da APIRAC
“SRI Smart Readiness Indicator”
Ana Soares, Investigadora no INESC Coimbra e Professora Auxiliar Convidada no DEEC-UC
“O papel ativo dos edifícios – consumidores e produtores locais – na gestão do sistema elétrico do futuro”
Pedro Frade, Gestão Global do Sistema Elétrico na REN
Perguntas e Respostas
(Via plataforma/Chat a controlar pelo moderador)
13:00
Encerramento
Sandro Silva Pereira, Chefe de Divisão de Eficiência Energética da Direção de Serviços de Sustentabilidade Energética da DGEG
Fernando Brito, Presidente da APIRAC
13:30
Almoço
Mosteiro dos Leitões
GUIA TÉCNICO
Participe neste evento e ganhe o direito a receber o Guia Técnico de Apoio ao Projeto de Sistemas de Automatização e Controlo do Edifício.
Fonte única de conhecimento especializado, para profissionais, académicos e estudantes, constitui uma ferramenta de suporte para a concretização das exigências atuais, mas também preparar os edifícios de serviços para os novos desafios, como, por exemplo, a maior integração com as redes de distribuição de energia ou o SRI – Smart Readiness Indicator.
O Guia Técnico de SACE, agora na sua 3ª edição, constitui mais um impulso decisivo para o reconhecimento e utilização dos sistemas SACE no mercado português.